Medo e vergonha são os principais motivos para que os homens fujam das consultas ligadas às doenças da próstata. No entanto, elas são primordiais para garantir a saúde em ordem!
Extremamente importante para o organismo masculino, a próstata é responsável por várias funções que envolvem o sistema reprodutor e urinário. Embora sejam recomendados exames de rotina para os homens a partir dos 50 anos, alguns sintomas podem aparecer mais precocemente.
Por este motivo, este conteúdo vai abordar o que é a próstata, para que ela serve, quais são os sintomas mais comuns que podem indicar algum problema e porque é importante avaliar. Desta forma, continue lendo o artigo e saiba mais sobre a próstata.
Ao final da leitura, você saberá identificar quais são os principais sintomas que levam ao diagnóstico do câncer de próstata e o que fazer.
O que é a próstata?
Embora seja tratada ainda com muito tabu, medo e vergonha, a próstata é extremamente importante na saúde do homem e deveria ser vista com outros olhos.
A próstata é uma glândula, com aproximadamente o tamanho de uma noz. Ela fica posicionada abaixo da bexiga e na frente do reto (parte final do intestino). Além disso, ela tem comunicação com os ductos deferentes – local em que são conduzidos os espermatozoides – e a uretra – canal por onde passa a urina.
Qual é a função da próstata?
Sua principal função está em auxiliar o seu sistema reprodutor. Ou seja, a próstata é responsável por produzir uma secreção que auxilia os espermatozoides a fecundar um óvulo.
Em outras palavras, quando você ejacula, 30% do fluido é a secreção produzida pela próstata. Ela é rica em proteção, por isso, ajuda os espermatozoides a chegarem com mais segurança até o óvulo da mulher, visto que a vagina é um ambiente bastante ácido. O líquido prostático auxilia ainda a manter o DNA dos espermatozoides intactos.
Além disso, a próstata é a responsável para que você não urine na hora de ejacular, sabia disso?
Acontece mais ou menos assim: os espermatozoides são produzidos nos testículos, transportados pelos ductos deferentes até a vesícula seminal, com destino final a glândula prostática. Quando você vai ejacular, a próstata se contrai e inibe a passagem de urina, dando livre acesso apenas aos espermatozoides.
Como você pode perceber, a próstata é fundamental no sistema reprodutor masculino. Mas ainda assim, o homem pode conviver sem ela, sem correr risco de vida por isso. No entanto, os riscos podem acontecer enquanto ela estiver no seu corpo.
Não estou dizendo que você precisa removê-la, de maneira alguma! O que quero dizer é que você precisa ter um acompanhamento profissional para verificar como está o desenvolvimento da glândula, e, além disso, é imprescindível que você se auto perceba. É sobre isso que vamos falar no próximo item!
Quais são os sintomas mais comuns das doenças da próstata?
Embora ela seja extremamente importante para o sistema reprodutor, como você viu acima, a próstata pode ser a responsável por causar extremos desconfortos pélvicos, geralmente ligados ao sistema urinário também.
Dentro desses problemas, se encaixam quatro principais patologias, que são:
- A hiperplasia prostática benigna
- A prostatite aguda
- A prostatite crônica
- E o câncer de próstata
Cada uma dessas patologias possui alguns sintomas específicos, mas, ao mesmo tempo, são sintomas que podem passar despercebidos por alguns homens. Para que você consiga identificar quais são esses sintomas, separei-os abaixo:
Hiperplasia prostática benigna (HPB)
A hiperplasia prostática benigna é a mais comum de todas as patologias, afinal, é normal que a próstata aumente de tamanho com o decorrer dos anos. Esse aumento constante de tamanho da próstata é chamado de hiperplasia prostática benigna.
Cerca de 50% dos homens acima de 50 anos terão HPB. Aos 90 anos, essa condição afeta cerca de 80% dos pacientes. No entanto, ela geralmente aparece a partir dos 40 anos! Por isso, fique atento aos sintomas de hiperplasia, pois eles estão ligados quase que exclusivamente ao sistema urinário:
- Vontade de urinar frequentemente, principalmente a noite
- Precisar fazer força para urinar
- Sentir dor ao urinar
- Ter um fluxo urinário fraco
- Urinar e ter a sensação de que a bexiga ainda está cheia
- Ter a sensação de que a bexiga não esvazia completamente
Esses são os principais sintomas da hiperplasia prostática. O tratamento pode ser feito através de medicamentos ou cirurgia. Mas quem irá aconselhar e direcionar um tratamento mais assertivo somos nós, médicos urologistas.
Prostatite aguda
A prostatite aguda é uma inflamação na próstata, que pode acontecer em qualquer momento e faixa etária. Ela acontece devido à entrada de alguma bactéria no sistema geniturinário.
Os sintomas mais comuns são:
- Dor na região genital
- Dor pélvica
- Dor na virilha
- Febre
- Tremores
- Mal-estar
- Urina com cheiro forte e aspecto turvo
Quando os sintomas forem identificados, o tratamento costuma ser realizado com o uso de antibióticos prescritos por nós, urologistas. Portanto, preste atenção aos sintomas e ao sentir algo diferente, seja qual for a sua idade, agende uma consulta para análise.
Prostatite crônica
A prostatite crônica é uma complicação possível da inflamação aguda que não foi devidamente tratada, cursando com dor pélvica, perineal e sintomas urinários recorrentes.
Câncer de próstata
De todas as doenças causadas pela próstata, o câncer é o pior deles. Isso porque os sintomas do câncer de próstata podem ser inúmeros. Entretanto, eles não costumam aparecer logo no começo da doença, e sim quando ela está mais avançada.
Por isso, friso aqui a importância de se consultar anualmente com um médico urologista. Caso você tenha desenvolvido câncer de próstata entre um ano e outro e tenha a rotina de consultas em dia, ele pode ser detectado precocemente e a chance de cura é altíssima!
Mas antes de falarmos sobre os sintomas, gostaria de deixar uma observação. Embora o câncer de próstata costuma se manifestar quando está mais avançado, é possível que o paciente apresente a coexistência de “câncer + hiperplasia prostática”. Ou seja, ele pode apresentar os sintomas citados anteriormente.
Alguns sintomas que podem sugerir o diagnóstico de câncer de próstata e que devem ser acompanhados, são:
- Fraqueza e/ou dormência nas pernas ou nos pés;
- Dor no quadril, nas costas, nas coxas, nos ombros ou nos ossos;
- Vontade de urinar a toda hora;
- Fluxo de urina fraco ou interrompido;
- Presença de sangue ao urinar ou ejacular;
- Disfunção erétil.
Tenho algum dos sintomas citados, e agora?
Caso você já tenha apresentado algum desses sintomas, ou esteja sentindo algo neste momento, procure um médico urologista. Por mais que ainda exista um tabu sobre os métodos de identificação de alterações (como o toque retal, por exemplo), não sinta vergonha.
A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar, e você somente cuidará dela quando se permitir fazer isto.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre tudo o que envolve a sua saúde? Continue acompanhando nosso blog. Vou compartilhar muitas dicas bacanas por aqui!