Câncer no rim: quais os sintomas e como detectar?

Uma doença comum da atualidade é o câncer no rim. O aumento de solicitações de exames de ultrassonografias abdominais fez com que aumentasse a incidência e permitisse a detecção precoce desse tipo de câncer. Conhecer os sintomas e saber como detectá-los é fundamental. Leia o conteúdo e saiba mais!

Viver com dores e desconfortos não é mais uma opção. Quando o assunto são rins, muito menos! Os rins são responsáveis por muitos afazeres no organismo, sabia disso? Basicamente, eles funcionam como filtros, assim como também são produtores de hemoglobina – proteína que transporta o oxigênio para o corpo.

Ou seja, ter rins que não funcionam corretamente, podem causar uma série de consequências para o seu organismo. Um exemplo disso é o aparecimento de cânceres. 

É por este motivo que hoje você vai saber mais sobre o câncer no rim, quais os sintomas, como detectar, quais os métodos de prevenção e mais! 

A importância dos rins, você sabe qual é?

Antes de falarmos sobre o câncer no rim, é imprescindível falarmos sobre a função dos rins. Como já citei anteriormente, os rins são os principais filtros do nosso organismo. Ou seja, eles filtram água e demais substâncias tóxicas do corpo, e além disso, mantém o corpo em equilíbrio.

É por isso que cuidar dos rins é fundamental. Quando eles não funcionam corretamente, como é o caso da presença de câncer no rim, outros órgãos podem acabar sendo prejudicados, podendo levá-los à falência e até mesmo à morte da paciente.

O que é câncer no rim?

O câncer nos rins é o crescimento de uma massa (tumor), podendo aparecer em apenas um ou ainda nos dois rins. Geralmente, ele acomete mais os homens do que as mulheres, em uma faixa etária entre 60 e 70 anos.

Atualmente, existem 3 principais tipos de câncer de rim, que são:

  • Carcinoma de células renais claras
  • Carcinoma papilar de células renais
  • Carcinoma cromófobo de células renais

De todos, o câncer mais comum é o carcinoma de células renais claras, que costuma estar presente de 70% a 90% dos casos. Esse tumor costuma se originar no “filtro do rim” e pode se espalhar pelo corpo, dando origem às metástases. 

Além deste, o carcinoma papilar de células renais, que acomete cerca de 15% dos casos, é considerado o segundo mais presente nos pacientes e pode ser considerado mais grave.

Mas mais do que isso, indiferente ao tipo de câncer renal, todos são perigosos. Isso porque a evolução deles é mutável/diferente de pessoa para pessoa. Ou seja, uma pessoa pode levar anos para entrar em um estágio avançado do câncer, enquanto outra pode chegar a um estado crítico (ou até mesmo morrer) em poucos meses.

Quais os sintomas do câncer renal?

Em fase inicial, os sintomas de câncer no rim ficam quase que indetectáveis, ou seja, a pessoa dificilmente apresenta sintomas específicos da doença. Ao mesmo tempo, os sintomas que ele apresenta podem ser decorrentes de outras doenças. Alguns deles são:

  • Sangue na urina
  • Dor na região lombar (geralmente de um lado)
  • Perda de peso
  • Cansaço
  • Palidez
  • Anemia

No entanto, quando a doença vai atingindo estágios mais avançados, os sintomas podem ser mais agressivos e sugerem comprometimento de outras áreas do corpo, como, por exemplo:

  • Dor nos ossos e até fraturas
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Aumento de volume no abdômen
  • Inchaço nas pernas
  • Falta de ar
  • Tosse
  • Visão dupla
  • Perda da força muscular em um dos lados do corpo

Todos esses sintomas, como já mencionei acima, podem acontecer devido a outras comorbidades e doenças. No entanto, acompanhá-las de perto é a melhor opção, até porque, muitos pacientes descobrem doenças renais “de surpresa”, sem sequer imaginar que poderiam ter câncer de rim. 

Quais são as causas e fatores de risco?

Embora a causa para o câncer no rim não seja possível de ser afirmada, existem alguns fatores de risco que contribuem para o seu aparecimento. É o caso de pessoas:

  • Hipertensas
  • Obesas
  • Com síndromes genéticas
  • Com histórico familiar de câncer no rim
  • Fumantes
  • Que usam diuréticos – especialmente as mulheres
  • Que possuem insuficiência renal crônica
  • Do sexo masculino
  • Com a pele negra

Todos os grupos citados acima são considerados fatores de risco, ou seja, são pessoas que estão mais propensas a adquirirem e desenvolverem câncer renal. No entanto, mesmo que você não tenha nenhuma dessas características, isso não anula as chances de desenvolver câncer nos rins.

É possível prevenir o câncer no rim?

A resposta é sim, é possível prevenir! Se você se encaixa em um dos grupos de risco citados acima, a prevenção é um dos principais caminhos para que você “se mantenha em dia”.

Caso você for hipertenso e obeso, a minha dica é: procure fazer atividades físicas regularmente, tenha uma dieta equilibrada e busque ajuda médica para controlar a pressão sanguínea.

No entanto, se a sua família tiver histórico de câncer nos rins ou ainda tiverem síndromes genéticas, realize acompanhamento médico com regularidade para monitorar o seu organismo.

Ou, se você for fumante, a minha dica é que você pare de fumar. Os tumores renais podem acontecer/aumentar devido às toxinas presentes no cigarro, o que não é bom para a sua saúde!

Caso você não esteja em nenhum dos grupos de risco, a minha recomendação é que adote hábitos saudáveis também. Até porque, como eu mencionei, embora esse tipo de câncer tenha um grupo “de preferência”, isso não anula as chances de desenvolvimento da doença em outras pessoas.

Como é realizado o diagnóstico?

Antes de mais nada, se você identificou algum dos sinais apresentados acima, não se desespere. Procure um médico urologista de sua confiança e solicite uma avaliação, este é o primeiro passo.

Para realizar o diagnóstico de câncer de rim, é realizada uma avaliação corporal completa, para avaliar possíveis anormalidades que podem ser sentidas. Além disso, exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia auxiliam na visualização interna do organismo.

Depois disso, o médico irá determinar qual o tipo de tratamento para o câncer, qual o estágio dele e se há chances de cura. 

Finalizando o assunto de câncer no rim…

Ao finalizar a leitura deste conteúdo, espero que tenha ficado claro o que é o câncer no rim, quais os sintomas, os grupos de risco e como é realizado o diagnóstico. 

Se você identificou alguns dos sintomas citados acima, agende uma consulta com um médico urologista

 

Em caso de dúvidas, fale sempre com um profissional da área: nosso box de comentários está disponível logo abaixo. Caso queira, fique à vontade para me contatar, ficarei feliz em lhe ajudar!

O Dr Vitor é médico urologista e está disponível para falar com você via whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima